07 outubro 2014

Resenha: O futuro de nós dois.







  Sinopse:

  É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...



  Resenha:
  Olá amores! Hoje eu vou resenhar esse livro tão amorzinho chamado: O futuro de nós dois. 
   Bom, esse livro estava na minha Wishlist desde o ano passado e eu só o comprei quando numa dessas promoções da madrugs no Submarino, abaixou o preço para R$ 9,90 (pobre só é feliz assim). E logo após ler Covergente, eu precisei de um livro bem clichê para curar meu coração pisoteado pela Verônica Roth e foi justamente esse o escolhido.
  Então, o livro se passa em 1996, e pouquíssimas pessoas tem aceso diário a internet. Nada de modem 3G, nada de banda larga, nada de zilhões de mega, é internet discada mesmo, daquelas que tem que desligar quando alguém liga no telefone de casa. E quando a Emma ganha seu primeiro computador e seu melhor amigo Josh, a presenteia com um CD com acesso ao America Online, uma coisa bem louca acontece.


  " O monitor congela por uns vinte segundos. Então, a caixa branca se transforma em um pontinho azul e outra página aparece. Tem uma faixa azul na parte de cima que diz "Facebook". Uma coluna no centro da tela tem o título de "Feed de notícias" e, embaixo disso, um monte de fotinhos de gente que não conheço. Cada foto é seguida de uma frase curta". 


  Emma vai fuçando a página e percebe que no seu futuro nada está como ela planejava. Aparentemente seu marido está a traindo, ela já não tem contato com uma porção de seus amigos e o seu emprego não tem nada a ver com ela. E além disso, ela percebe que a vida de algumas pessoas próximas também estão bem diferentes do que elas planejaram para si. A princípio ela não acredita em nada que está escrito no Facebook, mas posteriormente ela percebe que as suas atitudes no presente afetam diretamente o seu futuro. E nisso também afeta sua amizade com Josh. 
  Josh e Emma ficam tão envolvidos com as novidades do futuro que o Facebook mostra, que começam a viver em torno disso. Como por exemplo: no Facebook de Josh, diz que ele irá se casar com Sidney (nada mais, nada menos, que a mais linda e mais popular da escola), e por isso ele começa a fazer de tudo para chamar sua atenção. Emma por outro lado, começa a brincar com o futuro, fazendo um bando de coisas idiotas só pra ver como isso irá mudar, por exemplo, o lugar onde irá morar e com quem ela irá casar. 
  E nessa, os dois se esquecem completamente de viver o presente e focam apenas na vida que eles irão ter 15 anos a frente. O que claro, é uma burrice.
  Ao longo do livro vai sendo pinceladas algumas coisas que rolaram entre o Josh e a Emma no passado e o porque as coisas não deram muito certo. E chega um certo momento em que percebem que, mesmo que o Facebook diga que Josh irá se casar com a rainha do baile de formatura e Emma irá morar em Londres, o que realmente importa é o que tem no presente. 
  O futuro de nós dois é um daqueles livros bem levinhos sem mensagens muito profundas ou personagens muito marcantes, mas mesmo assim é um livro muito bom. E recomendo bastante. 
  
 " Emma roça a bochecha na minha e sussurra:
  - Como você acha que isso vai afetar o nosso futuro?
  Eu abro os lábios quando ela desliza a mão para a minha nuca e me puxa para mais perto".

Xoxo,

Marcella Freitas 




Nenhum comentário:

Postar um comentário